{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Game of Thrones: onde estão os personagens nos livros?
[editar artigo]

Game of Thrones: onde estão os personagens nos livros?

Olá amigo fã de Game of Thrones, aqui quem vos fala é Jeffe Winchester, gamer/nerd/geek, vassalo da casa Stark, já à algum tempo pensei em escrever algo divertido sobre Game of Trones e que ninguém ainda escreveu.

Você já deve ter ouvido falar que os livros no qual a saga é baseada estão em ritmo diferente da série oriunda da HBO. O programa segue com certa fidelidade aos eventos dos livros, com algumas alterações.

Mas você sabe, no universo dos livros, aonde estão atualmente os personagens que já acompanhamos há tanto tempo? Depois de ter lido os livros, pensei em separar onde e em que situação estão os personagens nas obras literárias.

Venha comigo até o mundo de Westeros onde o caos não é um poço, é uma escada.

(só pra deixar claro: nos livros ainda estamos entre a 5ª e 6ª temporada, vou tentar me ater ao mínimo de spoilers possível).

  1. Arya Stark:

Arya ainda está treinando com os homens sem face, suas últimas passagens foi na ocasião em que ela ficou cega:

      2. Sansa Stark:

Sansa ainda está no ninho da águia, protegida e escondida dos Lannisters, suas últimas passagens foi com ela preocupada com o fato de que a tinta de cabelo dela está acabando e as pessoas poderiam reconhecê-la:

     3. Brandon Stark:

Brandon ainda está na parte em que acabou de se encontrar pessoalmente com o corvo de três olhos, a conversa que eles tiveram nos livros foi idêntica à mostrada na série com o corvo falando à Bran “que ele nunca mais iria andar, mas iria voar” (Jojen, Meera, Hodor e verão ainda estão todos vivos):

        4. Rickon Stark:

Não há muito que se falar sobre Rickon, nos livros ele é apenas mais infantil que na série, ele também foi levado para “proteção” da família Umber:

         5. Ramsey e Roose Bolton:

É isso aí, nos livros esses dois caras ainda estão vivos, com a diferença que Ramsey não se “casou” com a Sansa, mas com uma menina que se passava pela Arya:

6. Theon Greyjoy/fedor:

Theon ainda estava na condição de “fedor”, mas a sua ultima passagem foi justamente ajudar a menina que se passava pela Arya para fugir de Winterfell:

      7. Catelyn Stark/Senhora Coração de Pedra/Lady Stoneheart:

Pois é, para explicar a situação de alguns personagens preciso dar o “spoiler alert” de que nos livros, Catelyn realmente morreu na armadilha do “casamento vermelho”, mas foi revivida como a Sra. Coração de Pedra, ela agora comanda a Irmandade sem Bandeiras e jurou vingança a todos que destruíram a família dela.

      8. Beric Dondarion/Thoros de Mir:

Para explicar ainda mais a situação de Lady Stoneheart, a série descreveu como que Thoros de Mir rezou ao Deus Vermelho e reviveu Beric Dondarion várias vezes. Nos livros aconteceu o mesmo, com a diferença que a irmandade estava passando pelo local onde o corpo de Catlyn foi desovado pelos Frey, e eles ficaram muito tristes pela situação dela até qie Beric deu “o sopro da vida” no corpo de Catlyn e ela reviveu - ao custo da vida de Beric. Após isso, Lady Stoneheart passou a comandar a irmandade com “mão de ferro”; a severidade do seu comando fez com que Thoros ficasse muito deprimido, enquanto os demais homens da irmandade passaram a revezar sobre quem se passaria por Beric para às outras pessoas, “você já foi Beric da última vez, agora é minha vez”.

      9. Talisa Maegyr

Falando nos eventos do casamento vermelho, a noiva de Robb Stark sobreviveu - porque ela não estava lá! Ela inclusive se encontrou com Jaime no cerco à Correrrio, ocasião em que Jaime “a achou bonita mas não valia à pena perder um reino por ela”. É revelado que ela consegue fugir de Riverrun grávida do filho de Robb. Em tempo: a atriz que interpretou a personagem na série é na verdade neta do célebre Charles Chaplin:

       10. Cersei Lanister:

A última menção à Cersei, rainha mais legal de todos os tempos, foi ao final de sua “caminhada da expiação”, sendo carregada pelo montanha, apesar de que nos livros apenas indicarem de que é o montanha naquela “versão zumbi”. Em seus pensamentos, Cersei jura se vingar de todos que a humilharam:

       11. Brienne de Tarth e Podrick Paine:

Brienne e Podrick ainda estão na caça às meninas Stark, apesar de que nos livros Briene não se encontrou com Arya e o Cão-de-caça. A luta entre eles ocorreu só no seriado. Nos livros, entretanto (“spoiler alert”), Brienne e Podrick foram pegos pela “senhora coração de pedra”. Brienne tenta explicar que se aliou a Jaime Lannister, que estaria recuperando sua honra procurando as meninas para cumprir a promessa feita à Catelyn. A “Senhora Coração de Pedra”, porém, não aceita a justificativa de Brienne e o livro menciona que a dupla é enforcada ao comando de Catelyn:

     12. Jaime Lanister

Jaime está no cerco à Riverrun. A conversa que ele tem com o Peixe Negro na série é bastante fiel aos livros: ele também recebe uma carta de Cersei pedindo ajuda, mas como Tyrion contou a ele que Cersei se deitou com vários outros homens, Jaime simplesmente manda queimar a carta. Ele também está em companhia de Sir Ilyn (que executou Ned Stark na primeira temporada). Jaime contou para ele todos seus segredos,  já que o cara não tem língua e não contaria para mais ninguém. Por fim, Jaime é abordado por Brienne que diz que encontrou Sansa na companhia do Cão-de-Caça e pede ajuda para resgatá-la. Jaime não faz ideia de que, ao que tudo consta, está sendo levado para uma armadilha montada pela própria “Sra Coração de Pedra”:

    13. Tyrion Lanister:

Achou que eu não ia falar dele, não é? Acredite ou não, Tyrion ainda está exilado com a “ajuda” de Varys. Nos livros, ele nem sequer se encontrou com Daenerys ainda e acompanha uma guerra feroz que tá rolando entre Yunkai e Dany. Em sua menção: “os Yunkaistas já perderam essa guerra, só não sabem disso”:

        14. Jorah Mormont:

Pois é, nos livros Sir Jorah ainda está “escoltando” Tyrion até Daenerys:

        15. Sandor Clegane/Cão de Caça:

O Cão está na situação em que se deu mal numa luta e é deixado para trás, Arya propositalmente “não demonstra piedade a ele”:

        16. Loras e Margaery Tyrell:

Claro que esses dois ainda estão vivos, Margaery continua em uma espécie de “guerra fria pelo poder” contra Cersei. Loras por sua vez, participou do cerco contra o castelo de “DragonStone”, mas ficou gravemente ferido, e ninguém sabe se ele vai sobreviver.

17. Tommen Baratheon:

Eu nem pensava em mencioná-lo, mas só pra deixar claro que ele ainda está vivo e é o rei atualmente sentado no Trono de Ferro. Nos livros, ele é apenas uma criança por volta dos 8 anos de idade, portanto, Cersei e Margaery vivem o influenciando. À propósito, nos livros ele tem três gatos:

       18. Kevan Lannister:

Assim, como na série, Tio Kevan era a mão direita do rei Tommen. Ele também já morreu ao final do último livro, mas, na fonte literária, ele morreu da mesma forma que a morte de Pycelle foi retratada na série:

      19. Lorde Varys:

Nos livros, Varys não libertou Tyrion pela bondade do seu coração, mas porque Jaime o ameaçou se ele não o fizesse.Foi Varys quem mandou seus passarinhos matarem Kevan Lannister, e ele se certificou de usar uma arma parecida com a de Tyrion para que o culpassem pelo crime:

      20. Bron of Blackwater:

Não tem como falar de Tyrion, Podrick, Jaime e não falar desse cara né? Não se preocupe, nos livros ele está vivo e aprontando muito, com a diferença de que nos livros ele realmente se casou com Lollys Stockwort, sendo que nos livros a Cersei tentou se livrar dele induzindo um cara a desafiar Bron num combate, mas para a surpresa de Cersei, Bron venceu o combate e está ciente de que foi uma armadilha de Cersei, mas isso só deixou Cersei ainda mais determinada em matá-lo:

      21. Stannis Barateon e sua família/Melisandre/Davos

Stannis está na ocasião em que deixou a muralha, acompanhado de seu exército, sua família, Melisandre e Sir Davos, com claras intenções de atacar Winterfell que está ocupada pelos Boltons, Stannis fez Sir Davos prometer que se algo acontecer com ele, Davos iria continuar a lutar e fazer o que for necessário para colocar Shireen no trono de ferro. Na muralha, Jon Snow simplesmente recebe uma carta dizendo que Stannis foi derrotado, mas ninguém ainda sabe dizer o que realmente aconteceu.

          22. Yara e Euron Greyjoy:

Nos livros, esses dois maravilhosos personagens possuem muita mais ênfase. Yara também perde o trono de sal para Euron, mas eles na verdade  continuam numa disputa pelo poder das ilhas, e Euron na verdade mandou alguém no lugar dele para “negociar” com Daenerys, só que nos livros ele tem um trunfo: a trombeta Drangonbinder, supostamente uma trombeta capaz de controlar dragões. Então, se Daenerys não colaborar, ele possui planos de tentar controlar os dragões, ninguém sabe se esse item mitológico realmente funciona, a pessoa que está com ele simplesmente descobre um rumor que talvez ela realmente funcione, mas quem quer que use a trombeta morre. Além disso, nos livros, Euron tem apenas um olho e usa um tapa-olho bem ao estilo de pirata.

     23. Mindinho/Sor Barristan:

Eu confesso que não lembro especificamente onde eles estão, até porque Mindinho se locomove muito, mas posso afirmar que ambos estão bem vivos. Mindinho continua aprontando para se aproveitar de Sansa, enquanto Sor Barristan  escondeu sua identidade durante um tempo mas ainda está à serviço de Daenerys:

24. Samuel Tarly e sua Gilly:

Nos livros, servindo a Jon como comandante da patrulha da noite, Sam tentou estudar os White Walkers, ao ponto de pegar cadáveres e trancá-los numa cela para ver se testemunhava o momento em que um morto se tornava “um cadáver de olho azul”. Após não ter muito sucesso, Jon concordou em enviá-lo para a cidadela de mestres junto com Gilly, com a diferença de que o bebê que eles levaram junto não era exatamente filho da Gilly...

       25. Alliser Thorne:

Claro que ele está vivo, e se você assistiu à série sabe muito bem o que ele fez com Jon Snow. Nos livros, ele é o mesmo cara desagradável, com o destaque de que na série é apenas mencionado que ele foi enviado para a capital para levar a mão do homem morto que o lobo do Jon arrancou. Nos livros, tal cena é descrita com muitos detalhes, e é inclusive o momento em que Alliser se encontrou pessoalmente com Tyrion:

       26. Daenerys Targaryen:

Claro que os melhores ficariam para o final, Dany está na situação em que foi resgatada da arena de Meereen pelo seu dragão Drogon, para, depois, ser encontrada por uma horda Dothraki. Esse será um arco interessante de acompanhar, uma vez que nos livros ela não tem Jorah para ir atrás dela, nem Tyrion para governar a cidade de Meereen sem ela:

        27. Jon Snow:

Jon está, como você pode imaginar, ainda na situação que quebrou a internet: ao que consta, morto, já que foi traído pelos seus próprios homens em uma situação bastante similar à da série, com a diferença de que, nos livros, quem deu a última facada não foi “Olly”, mas um homem que a própria Cersei mandou para se “infiltrar” na patrulha e matar Jon. "Na última facada, ele não sentiu dor, apenas frio”.

Então é isso, espero que tenham gostado. Agradeço a leitura.

Nomes e eventos que não citei foi para evitar muitos spoilers. 

Gostaram? Odiaram? Comentem!

Se ignorei algum personagem ou evento, peço perdão, pois é muita informação e muitos personagens.

Gostariam que eu fizesse outro artigo descrevendo as principais diferenças que notei dos livros para a série? Estou na área, obrigado pela companhia e até a próxima!

Facebook: Jeffe Winchester.

e-mail: jff-neo@hotmail.com

*Este texto foi corrigido e editado pela equipe do Clube Minha Série.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar